Exposição Galeria Cozinha
Nome projeto, Corpo Preso, processo fotográfico
Fotografia, video e instalação.
Conjunto de 18 fotografias de diversos tamanhos.
Video "Corpo preso"
Duração, 4'30
" Uma procura pelo existir dentro de um espaço limitado, quente mas ambiguo pelo conforto vs desconforto. por um lado, existe calor e serenidade, transparências e movimentos mesmo que sejam limitados. por outro, existe uma prisão transparente, sem ar, sem liberdade para o movimento continuo. os gestos são reduzidos. Uma narrativa simbólica entre o ser interior que procura pela comunicação com um mundo exterior mudo que não o compreende."
Instalação espaço interior da Galeria Cozinha
O objetivo do espaço é criar um pequeno ambiente simulando a mesma sensação que existe no video e das fotografias expostas. o observador quando entra no pequeno quarto encontra o espaço completamente preenchido com película transparente, e ao fundo do compartimento encontra-se uma luz quente [pedra de sal], o qual o atrai. Quando chega à luz depara-se com um espelho, o qual faz possível o observador ver-se a si próprio no espaço envolvido em película transparente, criando uma ligação mais forte entre o espaço observador e o próprio.
Projeto parceria Ana Sousa Santos e Ana Paula Figueiredo
Nome projeto, Corpo Preso, processo fotográfico
Fotografia e instalação.
Sinopse,
"Através de uma narrativa em que o corpo co-habita um dado espaço, que limita a sua existência e o seu movimento, procura por se desprender da película que o envolve, semi-transparente. O trabalho de fotografias apresentadas resulta do projeto "Habitar a Surdez" explorando os limites da comunicação não verbal para com um mundo exterior, no entanto as imagens expostas tornam-se independentes e deixam em aberto uma leitura mais individual e conceptual no observador."