DESENHO E LEVANTAMENTO

DO ESPAÇO

Projeto de desenho

(MALA COMO ARQUIVO DE REGISTOS)



[Parque das águas]

 

A escolha do local fora importante por ser um espaço rico em diversidade de ecossistemas com os quais poderia trabalhar questões plásticas e de representação do espaço, orgânico ou não ôrganico. Procurou-se pelo estudo das camadas visíveis e invisíveis das texturas, dos baixos e altos relevos dos elementos encontrados, transpondo para o papel através do desenho de linha, pela gravura ou simplesmente criando atrito no papel. Inicialmente, houve um estudo dos elementos encontrados e realizou-se uma serie de gravuras em papel, resultando em negativos da imagem. 

 

Mapeando o espaço, recortando, criando relações entre planos. Algo interessante que fora observado, resultante  do decorrer do trabalho de pesquisa, fora o estudo dentrológico, ou seja o estudo das ramificações das árvores ou arbustos, utilizando a observação dos troncos cortados no espaço (de eucaliptos). Os tons dos anéis encontrados nos troncos, duas cores que se vão intercalando: CLARA-ESCURA, correspondem a um ano de vida da árvore, havendo portanto apenas duas estações, PRIMAVERA-VERÃO / OUTONO-INVERNO.

 

Filamentos, lamelas, fissuras

Durante o processo de observação do espaço, procurou-se pela representação  de elementos orgânicos tais como cogumelos, folhas e de fissuras das árvores como caminhos, como percursos, criando uma analogia entre o objeto real e uma narrativa de representação mais sensorial do espaço.

 

Por fim, de forma a poder organizar e transportar tudo o que fora encontrado e analisado, guardou-se tudo num espaço, numa mala como arquivo de imagens e elementos naturais. 


Como proposta de trabalho e criando uma ponte entre o meu trabalho de projeto do Shelter, procurei pela repetição de um fragmento de árvore de um tronco encontrado no espaço, e multiplicando [processo manual], a textura do tronco em barro cerâmico. O resultado deste mesmo estudo que surgiu atraves do desenho e da observação das texturas  das árvores, criou-se um mando feito com "cascas de árvores", em que cada fração, cada elemento fora explorado, desenhado, e trabalhado em escala (modelação 3D).


Todo o processo de desenho veio a reforçar esta procura pela ligação do homem com a natureza, se servindo desta como proteção, como abrigo do corpo.

 


 

Simplificando as 

MAPIAMENTOS

TEXTOS COMO IMAGEM

FOTOS

DO ESPAÇO


MAPIAMENTOS INVISÍVEIS

camadasem baixo relevo

ÁRVORES

espaço positivo e negativo

invertido

DESENHOS DO ESPAÇO

ESBOÇOS E ESQUISSOS

DIAGRAMAS DE PALAVRAS

PARQUE DAS ÁGUAS

 

LINHAS, CAMADAS E

FISSURAS

texto