Suporte da comunicação feita no 1º encontro de Projeto e Ciências Sociais - FAUL - Lisboa
Resumo
Esta comunicação enquadra-se no âmbito de um projeto de investigação que pretende contribuir para a promoção da participação cidadã na construção das cidades e das suas representações, cada vez mais determinantes para os processos de desenvolvimento urbano. A partir do reconhecimento e da análise das interligações entre a cidade e a sua imagem, a investigação incide sobre práticas e estéticas da construção informal na cidade do Porto, abordando a questão da participação em ambas as vertentes: produção de espaço urbano e produção de representações de cidade.
Partindo do pressuposto de que qualquer representação de cidade é necessariamente fragmentária e que deve por isso coexistir, dialogar e confrontar-se com outras representações, procura-se contribuir para um cenário imagético diversificado, observando e expondo dimensões informais dos processos de produção do espaço urbano, frequentemente deslegitimadas, senão proibidas, mas por vezes também alvo de estratégias de comodificação.
A comunicação centra-se no trabalho de pesquisa etnográfica em curso, defendendo a importância desta metodologia para a produção de representações de cidade que possam refletir a complexidade, a diversidade e as contradições que caracterizam a urbanidade. Faz-se uma análise dos dados recolhidos até ao momento e da abordagem que temos vindo a empregar, essencialmente baseada na fotografia - enquanto ferramenta de documentação e enquanto instrumento discursivo - e na recolha de testemunhos junto de habitantes, recorrendo a diferentes metodologias.
Pretende-se partilhar o processo e a reflexão metodológica que o acompanha, assim como discutir as perspetivas de aplicação do material recolhido, no âmbito do nosso projeto assim como no de projetos em diferentes áreas da investigação e da prática da arte, do design, da arquitetura ou do ativismo.