não sendo possível trazer uma prensa de impressão foi necessário encontrar uma alternativa para a impressão das matrizes. para tal, servi-me da impressão em gesso, uma alternativa à impressão convencional que exige inúmeras condicionantes para ter êxito, e estas condicionantes, mesmo quando cumpridas, poderão não produzir uma impressão ideal.
exercício de ficcionalização: colocar-me na posição de Sousa Lopes, encarnar a personagem num cenário hipotético. se eu fizesse gravura nas trincheiras, como seria? não me compete a mim simular a trincheira ou a gravura na trincheira mas sim o gravador no exterior, a gravura in situ, fazendo-o de uma forma que respeite, no entanto, o ambiente circundante, sem o sobrecarregar ou danificar. como fazer a gravura no terreno? a gravadora que faz do trabalho de campo a gravura.
as imagens tratam a morte, a dor, o vazio, o terreno, a memória, e a ausência, imagens estas que estão envoltas em narrativas que por vezes são ficcionadas, outras vezes reproduções de situações preexistentes.
é insensato assumir que fazer gravura no terreno, uma técnica já com tantas condicionantes e à qual eu adicionei outras tantas, iria produzir resultados fáceis de obter. o naufrágio acaba por ser inevitável. a natureza da prática da gravura é em si direccionada a naufrágios constantes, e na minha prática existe uma auto-imposição que acaba por escalar a quantidade de naufrágios que seriam expectáveis, e é algo que faço questão de enfatizar no meu trabalho: o processo que, repleto de naufrágios, acaba por ser, talvez, a parte mais significativa da produção artística.
um verniz branco que permite desenhar directamente sobre a matriz: coloca-se o verniz convencional de gravura na matriz e por cima deste coloca-se o verniz branco, completamente permeável, que permite desenhar com materiais riscadores na superfície, como lápis, caneta, etc. terminado o desenho, desenha-se por cima do que já está desenhado com a ponta seca. terminado este desenho final, removemos o verniz branco com água e fica o desenho já inscrito na matriz, pronta para ser colocada no mordente e gravar a imagem.